RECONHECENDO O POTENCIAL JOVEM


Texto bíblico: “O ornato dos jovens é a sua força, e a beleza dos velhos, as suas cãs” (Provérbios 20:29).

Reflexão: Conheci uma senhora, que em todos os cultos de oração, se levantava e intercedia pelos jovens da igreja. Ela não pedia especificamente por seus próprios filhos ou netos, mas pela juventude da igreja em geral. Não sei exatamente por que fazia isso, mas achava nobre sua atitude de estar constantemente preocupada com a geração mais jovem da igreja. Talvez ela tenha sido muito ativa na igreja em sua juventude e agora percebia quão difícil é manter os jovens comprometidos com Jesus e envolvidos na missão da igreja. As pessoas mais experientes podem ter uma visão mais ampla das necessidades da igreja. Devido à sua vivência e também aos seus anos de experiência acompanhando as mudanças na sociedade, elas acabam percebendo que a nova geração enfrenta muitos desafios. Hoje em dia, muitos jovens vivem longe de seus familiares. Muitos saíram de lares quebrados e não encontram apoio na vida, principalmente na área espiritual. Alguns necessitam de uma palavra de apoio e encorajamento e, por mais que pareça que não aceitariam, ficariam gratos em saber que alguém se preocupa e ora por eles.

Como então a geração mais experiente pode ajudar os jovens a permanecer firmes com Deus? Vamos considerar hoje duas maneiras que podemos ser um apoio aos jovens da igreja:

1. Encorajando-os: “Cumpre-nos mostrar confiança em nossos jovens. Eles deviam ser pioneiros em todo empreendimento que exigisse esforço e sacrifício, ao passo que os sobrecarregados servos de Cristo deviam ser prezados como conselheiros, para animar e abençoar os que têm de desferir os mais pesados golpes em favor de Deus….Achando-se relativamente livres de cuidados e responsabilidades, estão em condições mais favoráveis para se empenhar na obra do que os que têm de prover o sustento e educação de uma grande família. Demais, os jovens podem mais facilmente adaptar a sociedades e climas novos, sendo mais aptos a suportar incômodos e fadigas. Com tato e perseverança, podem-se pôr em contato com o povo” (Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, p. 516, 517).

Por mais que às vezes os jovens se vistam ou se comportem de forma diferente dos jovens no passado, acredite, Deus também pode usá-los para Sua obra, mesmo que os métodos sejam inovadores. Tudo que precisam é de um coração humilde e uma vida de comunhão com Deus.

2. Intercedendo por eles: “Instemos a tempo e fora de tempo, admoestando os jovens, intercedendo junto aos pecadores, manifestando o amor que Cristo teve para com eles. Ao brotar dos lábios do pecador: ‘Oh! os meus pecados, meus pecados; temo que sejam demasiado grandes para serem perdoados!’ animai-lhes a fé. Exaltai a Jesus, mais e mais, dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (Evangelismo, p. 291).

O inimigo sabe do potencial que um jovem tem quando está nas mãos de Deus, e é por isso que busca por todos os meios afastá-lo dEle. Jovens são atacados por todos os lados e carecem muito da intercessão de seus irmãos para se manter firmes e usar seus talentos para a causa de Deus. Busque ser um apoiador dos jovens e lembre-se deles constantemente em suas orações.

Atividade: Procure conhecer os jovens de sua igreja e observar suas necessidades. Convide-os para almoçar em sua casa, ofereça algum mimo de vez em quando e, acima de tudo, coloque-os em sua lista de intercessão. Seja um conselheiro amigo dos jovens e ajude-os a manter sua fé firme.