TERCEIRA IDADE INTERCEDENDO


Texto bíblico: “Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-a; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á” (Lucas 11:9).

DISPOSTO A INTERCEDER


Reflexão: O ministério de oração intercessora é uma excelente oportunidade de missão para as pessoas mais experientes da igreja. Muitas pessoas, quando ficam mais idosas, começam a sentir que não servem mais para ajudar na igreja por várias razões. Alguns consideram que não têm mais saúde ou energia, outros têm dificuldade de locomoção para participar das atividades e outros chegam a pensar que não têm mais o que oferecer. Mas nada poderia estar mais longe da verdade. Todo filho e filha de Deus é chamado para ser um missionário em Seu reino, e Deus nunca estabeleceu uma idade para aposentadoria em Sua obra.

Além das muitas funções que uma pessoa experiente pode desempenhar na igreja, sendo uma fonte de inspiração para os mais jovens, ela pode facilmente desenvolver um ministério de oração intercessora. Foi exatamente isso que fez a senhora Kari Paulsen, esposa de Jan Paulsen, presidente aposentado da Associação Geral da IASD. Ela sempre teve problemas de saúde, e por essa razão, nunca conseguiu atuar de forma ativa na igreja. No entanto, sua condição de saúde não a impediu de ser uma pessoa dinâmica no abençoado ministério de intercessão que ela desenvolveu em seu próprio lar.

Enquanto seu esposo era presidente da organização adventista, ela permanecia no lar e orava diariamente por diferentes projetos que a igreja estava realizando, orava pelos líderes, e orava também por pessoas da comunidade que necessitavam de ajuda. Ela não apenas orava sozinha em seu lar, mas também ligava por telefone para as pessoas a fim de orar com elas. Que exemplo de dedicação a ser seguido! A oração intercessora é o combustível que pode fazer a missão de uma igreja avançar na comunidade. E ela pode ajudar a manter os membros firmes e pode preparar o coração dos não crentes para receber a Palavra de Deus através dos projetos que a igreja realizará. Do conforto do lar, de um sofá ou até mesmo de uma cama, qualquer pessoa pode elevar o coração a Deus pedindo que Ele intervenha na vida das pessoas e as abençoe. Não há necessidade de equipamentos sofisticados, nem de carro, nem de grande conhecimento bíblico. A única coisa que é necessária é um coração cheio de amor pelo próximo e a certeza de que Deus sempre responde as orações.

Se tivéssemos noção de quão poderosa é a intercessão, com certeza todos seríamos intercessores na igreja. Deus só não pode nos abençoar mais, porque nós não pedimos, e existem algumas respostas apenas através do poder da oração intercessora poderão ser respondidas.

A Bíblia nos conta a história de Maria, mãe de João Marcos, que possuía em seu lar um grupo de oração intercessora. Não havia problemas grandes demais para aquele grupo, toda necessidade de toda e qualquer pessoa era algo que podia ser levado a Deus em oração.

Quando Pedro e João foram presos e condenados a morrer no dia seguinte, o grupo se uniu na casa de Maria e orou intensamente. Uma situação aparentemente sem solução, mas não para aquele pequeno grupo, pois eles conheciam o poder de Deus, e Deus honrou seu pedido, libertando os apóstolos de uma maneira miraculosa.

Hoje, mais do nunca, Deus precisa de pessoas que estejam dispostas a interceder por Seu povo. Não é nada complicado tirar um tempo de seu dia para se lembrar dos outros e orar por eles, e você com certeza será a pessoa mais abençoada.


Atividade: Que tal começar seu próprio ministério de intercessão? Use uma caderneta para anotar seus pedidos diariamente e, quando puder, conte à pessoa por quem você está intercedendo que ela faz parte de suas orações. Você será grandemente abençoado.