Renascidos pela palavra

VERSO PARA DECORAR: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho” (Salmo 119:105).


ABERTURA Dê boas-vindas às crianças e fale da alegria de ter a companhia delas durante toda a semana. Estabeleça as regras de convivência e comportamento e acolha as crianças com amor, respeito e carinho. Anime-as a participar de todos os encontros. Conte as novidades que teremos e o que aprenderemos. Apresente o título da semana e pergunte se elas sabem o que significa a palavra renascidos. Estimule a participação e considere as respostas. Mostre uma planta que passou por um processo de renascimento (você também pode usar imagens). Explique como estavam as folhas, as flores e o caule antes da mudança. Diga o que fez com que a plantinha revivesse: água, sol e outros cuidados. Explique que do mesmo jeito que a planta praticamente sem vida se tornou uma plantinha nova, hoje nós aprenderemos que é possível ter uma vida nova, feliz e abençoada com Jesus. Prepare plaquinhas com imagens tipo smile ou emojis que representem os seguintes sentimentos ou expressões: feliz, desconfiado, bravo, sonolento, com medo, entediado e triste.
Renascidos pela Palavra Lucas 24: 13 a 35


1 DIA º
SEMANA SANTA PARA MENORES RENASCIDOS – UM NOVO CORAÇÃO


Mostre as expressões, uma de cada vez, e peça para as crianças responderem qual sentimento está retratado. Por fim, mostre a imagem que representa tristeza. Explique que hoje aprenderemos a história bíblica de dois homens que estavam muito tristes porque sentiam bastante saudade de Jesus e acharam que nunca mais veriam a Cristo. Aproveite para perguntar o que deixa cada criança triste e se tem alguma delas que não está feliz no momento. Mostre novamente a plantinha e diga que do mesmo jeito que a água, o sol e os outros cuidados fizeram com que ela renascesse, Deus pode fazer renascer a alegria no coração das crianças que estão tristes.


MOMENTO DE ORAÇÃO

Explique às crianças o que significa orar e que Deus sempre ouve nossos pedidos e agradecimentos, mas que Ele responde de maneiras diferentes porque sabe o que é melhor para nós. Fale que Deus responde com sim, não ou espere um pouco. Use as cores do semáforo para ilustrar esse conceito (vermelho/não, amarelo/espere, verde/sim). Distribua papeizinhos para as crianças fazerem os pedidos e agradecimentos. Dê exemplos de motivos pelos quais pedir e agradecer. As crianças não alfabetizadas podem desenhar. Os pedidos devem ser colocados dentro de um envelope pequeno que será pendurado no pregador com a letra “P”. Os agradecimentos ficarão dentro do envelope grande. Como hoje é o primeiro dia de reuniões, peça que as crianças repitam a oração feita por um adulto. Ore para que Deus responda aos pedidos e receba os agradecimentos. Se preferir, a partir de hoje, entregue os papéis de agradecimentos e pedidos para que as crianças façam em casa ou reserve o momento que antecede o início de cada encontro para essa finalidade.


APRESENTAÇÃO DO TEMA

Escolha uma criança para vir à frente e tampe os olhos dela de maneira que fique sem enxergar. Combine previamente com um parente ou amigo bem chegado da criança para que venha à reunião. O desafio é que a criança identifique quem é a pessoa convidada sem enxergá-la. Primeiro, peça que a criança use o olfato e sinta o cheiro do corpo da pessoa, mas sem encostar nela. Depois solicite que a criança passe a mão no rosto da pessoa (ajude a criança nesse processo). Caso a criança ainda não descubra quem é, peça que a pessoa fale algumas palavras. É possível que ouvindo a voz a criança consiga identificar mais facilmente. Mesmo assim, se isso não ocorrer, peça a pessoa para falar coisas que eles já fizeram juntos e outras informações como onde ela mora, etc. Explique que seria muito mais fácil identificar a pessoa se os olhos da criança não estivessem vendados. Diga que na história bíblica de hoje dois homens não conseguiram enxergar Jesus, apesar de estarem bem pertinho Dele e de ouvirem a voz de Cristo. Para ilustrar a história, você vai precisar de placas com as seguintes expressões/ palavras: (DOIS DISCÍPULOS, EMAÚS, TRISTES, CLEOPAS, JERUSALÉM, EXPLICAR A BÍBLIA, CASA, COMER, CORAÇÃO).

As placas devem ser distribuídas para algumas crianças. Caso tenha poucas crianças na sala, dê mais de uma placa por criança. Se a maioria da classe não for alfabetizada, coloque uma imagem junto da palavra para facilitar a associação e identificação por parte das crianças. À medida que você for contando a história e falar a expressão, a criança que estiver com a placa deve vir à frente. Ela pode continuar segurando a placa ou entregá-la para que seja pendurada em um varal ou painel. Veja um texto sugestivo para a apresentação da história. Adapte à sua realidade acrescentando ou retirando informações, conforme o perfil das crianças de sua classe. “Três dias depois da morte de Jesus, em um domingo, DOIS DISCÍPULOS estavam viajando para a aldeia de EMAÚS. Eles estavam muito TRISTES porque Jesus havia morrido e eles sentiam bastante saudade de Cristo. De repente Jesus se aproximou deles e perguntou o que eles estavam conversando e porque estavam tão tristes. Apesar de estarem vendo, eles não conseguiram perceber que era Jesus. Um dos discípulos se chamava CLEOPAS. Ele contou para Jesus tudo o que tinha acontecido em JERUSALÉM: que Jesus havia morrido, o corpo colocado em um buraco em uma pedra e que, no domingo, umas mulheres foram ao túmulo, mas não encontraram o corpo do Mestre. Jesus começou a EXPLICAR A BÍBLIA para os discípulos que ficaram tão interessados que convidaram o Mestre para ir à CASA deles porque já era tarde. Jesus aceitou o convite e quando eles sentaram à mesa e pegaram pão para COMER, os olhos dos discípulos foram abertos e eles perceberam que era Jesus. No mesmo instante Jesus desapareceu e os discípulos entenderam porque o CORAÇÃO deles ardia tanto quando ouviram a Palavra de Deus. Eles ficaram tão alegres que voltaram para Jerusalém para contar aos outros discípulos que Jesus havia ressuscitado.” Diga que a vida dos discípulos mudou depois que Jesus explicou a Bíblia para eles. Isso acontece com todas as pessoas que estudam a Palavra de Deus. Aqueles discípulos estavam tristes, a Palavra de Deus trouxe alegria para o coração entristecido, e eles ficaram tão animados que foram rapidamente contar para outras pessoas o que tinham aprendido. Entregue um presentinho para a criança que trouxe um amigo para participar do primeiro encontro da semana. Dê uma lembrancinha para o convidado também. Explique que as crianças que convidaram algum amigo estão tendo a mesma atitude dos discípulos. Estimule as outras crianças a fazer o mesmo. Fale que durante a semana aprenderemos muitas coisas importantes sobre a Bíblia. Explique que a Bíblia é como uma biblioteca e são vários livros dentro de um só.

São 66 livros divididos em duas partes: Antigo e Novo Testamento. Ela foi escrita por homens inspirados por Deus. Não significa que Deus ditou palavra por palavra, mas que Ele deu inteligência aos escritores para só colocarem no papel aquilo que realmente deveria ser escrito. A única parte da Bíblia escrita pelo próprio dedo de Deus foram os Dez Mandamentos. Mostre uma vasilha transparente com água. Diga que o pecado escurece a nossa vida e nosso coração. As brigas, a inveja, a desobediência, a falta de amor, o roubo e qualquer tipo de pecado deixa nossa vida escura. Enquanto você fala os exemplos de pecado, pingue gotas de iodo na água. Explique que cada vez que estudamos a Bíblia, aprendemos as histórias na igreja, na casa de amiguinhos, na escola ou em qualquer lugar que a Bíblia é ensinada, um milagre acontece. A escuridão some e vivemos completamente diferente, com uma vida nova. À medida que for falando sobre a Bíblia pingue gotinhas de água sanitária na água até que fique clara novamente. Pergunte quais crianças desejam aprender mais da Bíblia.

Convide-as a vir no próximo encontro. Leia Salmo 119:105 e ore pedindo a Deus que abençoe as crianças e que elas realmente tenham o desejo de estudar mais a Palavra de Deus.