ORANDO POR PACIÊNCIA


Texto bíblico: “Eis que temos por felizes os que perseveram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó, e vistes que fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo” (Tiago 5:11).

Reflexão: “Podem sobrevir aflições, mas isso é a sorte da humanidade. Que a paciência, a gratidão e o amor mantenham no coração a luz solar, seja embora o dia sempre nublado” (A Ciência do Bom Viver, p. 393). Acredito que ser paciente é uma das maiores provas para todos nós. Analisando entre o homem e a mulher, vemos que, para a mulher, a paciênci

a aparece como um desafio bem maior. Suas funções do dia a dia estão inteiramente interligadas a outros seres pensantes, como o esposo, que pode não ter o mesmo pensamento ou andamento que o seu, e os filhos, cujo caráter ela diariamente busca moldar à semelhança de Deus.

Numa época em que as respostas e os resultados são apresentados a nós quase que instantaneamente através da tecnologia, a paciência tem se tornado algo quase extinto da vida das pessoas. Estamos acostumados a conseguir tudo com muita rapidez e quando precisamos lidar com algo que foge do nosso controle ou quando acontece um incidente que não está de acordo com a nossa vontade passamos então por um verdadeiro teste de paciência.

A Bíblia diz que paciência é um dom do Espírito que precisamos receber. Paciência é o resultado de nossa fé em Deus, crendo que Ele cuida de nós e está no controle. Temos na Bíblia a experiência de Jó que, ao enfrentar situações de dor e perda, decidiu manter sua fé e esperança em Deus. Sua atitude foi de aceitação da vontade de Deus e regozijo. Ele também buscou saber porque Deus estava permitindo tudo aquilo em sua vida, e quais eram os Seus objetivos.

No entanto, sua esposa já não demonstrou muita paciência. Com palavras provavelmente impensadas, sugeriu que ele amaldiçoasse a Deus e morresse. A Bíblia não menciona muito mais sobre a atitude de sua esposa, no desenrolar da história, mas cremos que sua atitude de impaciência, provavelmente foi mudada no decorrer de sua vida, após Deus não apenas restaurar, mas dar em dobro tudo o que haviam perdido.

Muitas das dificuldades que passamos são oportunidades de Deus para testemunharmos, para sermos santificados e firmarmos Suas promessas em nosso coração. Apesar de que a maioria das pessoas considera a paciência como uma espera passiva ou tolerância gentil, paciência também é perseverança. Podemos ver na Bíblia muitos dos profetas como exemplos de pessoas cuja paciência fez parte de sua vida com Deus, como diz em Tiago 5:10: “Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor”.

Talvez essa seja uma área na vida de sua esposa pela qual você possa interceder. Como sacerdote de seu lar, interceda por ela principalmente nos momentos quando precisar ser mais paciente. Procure também amenizar em sua vida familiar fatores que provam a paciência de sua esposa e ore pelo dom do Espírito Santo para sua esposa, pois inevitavelmente provas de paciência surgirão. Que o Espírito Santo lhe dê confiança em Deus, perseverança e compaixão.

Atividade: Compartilhe com sua esposa que estará intercedendo por ela essa semana especificamente sobre esse assunto. Fale com carinho e pergunte a ela se existe algo em especial pelo qual você deveria orar. Ore diariamente por ela e ajude-a a alcançar a paz que só Deus pode dar.