INTERCEDENDO PELO SACERDOTE DO LAR


Texto bíblico: “Aleluia! Bem aventurado o homem que teme ao Senhor e se compraz nos seus mandamentos” (Salmo 112:1).

Reflexão: Na maioria das famílias hoje em dia, a esposa e mãe tem assumido a liderança espiritual. Não que seja errado que ela seja uma líder espiritual, principalmente quando o pai não está presente ou quando ele não é cristão, mas essa função dentro do lar foi designada por Deus ao esposo e pai, e a família é grandemente abençoada quando ele assume essa responsabilidade. “De manhã e de tarde o pai, como sacerdote da família, deve confessar a Deus os pecados cometidos por ele mesmo e pelos seus filhos durante o dia. Tanto os pecados de que se tem conhecimento, como aqueles que são secretos e que só Deus conhece devem ser confessados. Esse procedimento, zelosamente seguido pelo pai quando presente, ou pela mãe quando o pai está ausente, resultará em bênçãos sobre a família” (O Lar Adventista, p. 212).

Se um esposo cristão não tem assumido essa função no lar, a esposa, com sua sensibilidade às coisas espirituais, pode fazer muito para que ele a assuma e traga assim as bênçãos prometidas para o seu lar. A primeira coisa que ela pode fazer é interceder pelo esposo, para que ele seja o líder espiritual, o sacerdote da família. Em segundo lugar, ela pode compartilhar com ele seu desejo de ajudá-lo a assumir essa responsabilidade. Ela pode auxiliá-lo nos momentos de culto e oração da família, ou nos momentos de crise, quando a família precisa de guia espiritual, para que ele se sinta cada dia mais seguro em sua função, mas aos poucos ele deve ir assumindo a responsabilidade.

Uma das razões porque o esposo não assume o sacerdócio do lar, pode ser porque ele não cresceu em um lar onde o pai era o líder. Neste caso, seria importante que ele notasse o exemplo de outros homens consagrados e percebesse as bênçãos de ser um líder espiritual. Outra razão é porque muitas vezes sua condição espiritual está enfraquecida e ele não se sente digno de assumir a liderança. Neste caso, a intercessão da esposa e palavras de encorajamento são essenciais para que ele primeiro se fortaleça em Deus e depois se torne o líder de sua família.

Uma das melhores maneiras de ajudar o esposo a desenvolver um relacionamento real com Deus é através de seu exemplo de comunhão. Tenha um coração agradecido, reconheça as bênçãos de Deus em sua vida e na vida de sua família. Compartilhe isso com seu esposo e os demais membros da família, e eles passarão a enxergar Deus como um Pai amoroso que Se preocupa com seu lar.

Interceda por ele diariamente, pedindo que Deus toque seu coração para que ele sinta necessidade dEle. Demonstre que você deseja que ele seja o sacerdote do lar, mesmo que a princípio ele não assuma a função com tanta segurança ou habilidade assim, e não se esqueça de encorajá-lo e de apreciar cada um de seus esforços nesse sentido.


Atividade: Escreva bilhetes para seu esposo com versos bíblicos e outros textos que o encorajem espiritualmente. Surpreenda-o colocando os bilhetes nos bolsos de suas roupas e em lugares estratégicos para que ele os encontre quando menos esperar.