ESPOSAS INTERCEDENDO PELOS ESPOSOS


INTERCEDENDO PELA MISSÃO DO LAR


Texto bíblico: “Irmãos, a boa vontade do meu coração e a minha súplica a Deus a favor deles são para que sejam salvos” (Romanos 10:1).

Reflexão: Durante o mês de junho o Ministério da Mulher enfatiza o trabalho missionário. Toda mulher deve desenvolver um espírito missionário e pedir a Deus que lhe dê oportunidades para levar outras pessoas a Jesus. O fato de ela ter suas responsabilidades no lar não deve ser uma desculpa para não se envolver na missão, mas é importante que ela tenha em mente quais são as suas prioridades e sirva a Deus dentro da esfera de seu alcance.

Um conselho muitas vezes negligenciado é o que encontramos no livro O Lar Adventista, p. 247: “Algumas mães anseiam empenhar-se em trabalho missionário enquanto negligenciam os deveres mais simples que estão diretamente em seu caminho. Os filhos são negligenciados, o lar não é feito um lugar alegre e feliz para a família, gritos e queixas tornam-se frequentes, e os jovens crescem com o sentimento de que o lar é o menos convidativo de todos os lugares.”

O lar é nosso primeiro campo missionário e, se estivermos empenhadas em buscar levar outras pessoas a Deus enquanto nosso esposo ou filhos estão sendo negligenciados, estaremos em falta com Deus. No entanto, se nosso lar estiver em ordem e crescendo espiritualmente, ele será o maior centro de influência que poderemos prover ao mundo.

“O verdadeiro esforço cristão começa na família, devendo-se expandir do centro para abranger esferas mais amplas. Uma pessoa salva no círculo de vossa família ou na vizinhança, pelo vosso paciente e esforçado trabalho, trará ao nome de Cristo tanta honra e brilhará tão intensamente em vossa coroa, como se a houvésseis encontrado na China ou na Índia” (Signs of the Times, 10 de novembro de 1881).

O melhor trabalho missionário é aquele que é feito com os que estão mais próximos de nós. Nossos próprios familiares, nossos vizinhos e amigos são as pessoas sobre quem teremos maior influência, e podemos fazer isso sem negligenciar as responsabilidades do lar. Mulheres cujos esposos não são crentes precisam buscar meios de ser um testemunho aos outros sem negligenciar o cônjuge. Mães com filhos ainda bem pequenos podem aproximar-se de outras mães e, através de uma amizade sincera e do bom exemplo no cuidado dos filhos, poderão ser uma luz.

O ministério da visitação é outra área que pode facilmente ser praticada por mães sem que negligenciem o próprio lar. Procure estabelecer um ministério que envolva toda a sua família, do qual os filhos participem ativamente. Idosos ou doentes que vivem sozinhos apreciam muito visitas, principalmente de crianças que podem levar alegria a elas compartilhando cânticos ou lembrancinhas que elas mesmas prepararam.

Acima de tudo, porém, lembre-se de interceder por cada pessoa com quem fizer contato, pedindo que Deus lhe dê oportunidades para compartilhar Seu amor. Deus nunca deixa de atender a oração que está de acordo com Sua vontade, e Sua resposta será que: “O Espírito Santo virá a todos os que suplicam pelo pão da vida com o intento de reparti-lo com os semelhantes” (Testemunhos para a Igreja, v. 6, 171).

Atividade: Converse com sua família sobre diferentes possibilidades de missão em família. Escreva em seu diário de oração nomes de pessoas por quem poderão orar todos os dias no culto familiar. Envolva-os no planejamento de atividades que poderão realizar para levá-las a Jesus.