IGREJA INTERCEDENDO PELA COMUNIDADE

COMPAIXÃO E ORAÇÃO
Texto bíblico: “Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito” (1 Timóteo 2:1, 2).

Reflexão: É muito fácil criticar e reclamar de líderes políticos e sobres decisões que eles tomam. No entanto, através de Sua Palavra e dos escritos inspirados , Deus nos orienta a orar e interceder por eles, mesmo se têm tomado decisões incorretas.

“Não deixem que sentimentos invejosos se apoderem de seu coração por causa de atos incorretos daqueles que ocupam posições de confiança. Eles deverão ser julgados de acordo com os feitos realizados no corpo. Vocês devem apenas sentir compaixão e orar por eles” (Liderança Cristã, p. 28).

Por vezes é difícil crer nas palavras de Romanos 13:1: “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por Ele instituídas”, mas precisamos entender que Deus, em Sua soberania, sabe o fim desde o princípio e muitos líderes foram por Ele instituídos justamente porque talvez ali naquela posição será o momento onde eles mais necessitarão de Deus e terão a oportunidade de encontrar a salvação.

Se continuarmos lendo o texto bíblico de hoje, veremos no verso 4 de 1 Timóteo 2 que o desejo de Deus em relação aos líderes e autoridades políticas é que “todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”.

Assim como líderes na igreja, líderes e autoridades políticas são pessoas públicas investidas de autoridade que enfrentam muitas dificuldades e conflitos em seu trabalho. Quanto maior o poder de influência de uma pessoa, maior o peso da responsabilidade que recai sobre ela. Algumas situações delicadas que elas enfrentam as colocam numa posição onde não podem nem mesmo conversar ou desabafar com alguém. Esses líderes precisam de apoio e principalmente de oração.

A Capitol Commission (Comissão Capitólio), uma organização americana que busca alcançar os membros do Capitólio americano para Deus, traz uma lista de razões pelas quais devemos interceder por nossos líderes. Aqui vão algumas delas: % Orem para que sejam sábios (Tiago 1:5);

% Orem para que sejam corajosos (2 Samuel 10:12);

% Orem para que sejam perseverantes (Tiago 1:12);

% Orem para que sejam humildes (Isaías 66:2);

% Orem para que sejam íntegros (Isaías 33:15, 16);

% Orem para que sejam salvos (1 Timóteo 2:4). Então vamos tornar a intercessão por nossos líderes um hábito diário?

Lembre-se que nossa oração deve ir além de uma súplica por uma mudança no rumo da política do mundo, devemos orar e interceder também pela salvação desses homens, por quem Jesus morreu na cruz e a quem Ele muito deseja salvar. Se um líder se entregar a Deus, seu poder de influência poderá levar muitas outras pessoas a buscar a Deus também.


Atividade: Comece hoje a orar por um líder político de sua cidade, o prefeito ou outra figura pública. Faça uma visita a ele, apresente-se e, diga que você tem orado por ele e se ofereça para orar com ele. Você poderá se surpreender com os resultados!