RESTITUIÇÃO


Convido todos a abrirem suas Bíblias no livro de Malaquias 3:7-10. O texto nos diz assim:


“Vocês são como os seus antepassados: abandonam as minhas leis e não as cumprem. Voltem para mim, e eu voltarei para vocês. Mas vocês perguntam: “Como é que vamos voltar?” Eu pergunto: “Será que alguém pode roubar a Deus?” Mas vocês têm roubado e ainda me perguntam: “Como é que estamos te roubando?” Vocês me roubam nos dízimos e nas ofertas. Todos vocês estão me roubando, e por isso eu amaldiçoo a nação toda. Eu, o SENHOR Todo-Poderoso, ordeno que tragam todos os seus dízimos aos depósitos do Templo, para que haja bastante comida na minha casa. Ponham-me à prova e verão que eu abrirei as janelas do céu e farei cair sobre vocês as mais ricas bênçãos.” (NTLH)

Para entendermos corretamente este texto é importante considerarmos o contexto histórico do livro de Malaquias. O nome Malaquias significa “meu mensageiro”. Ele foi o ultimo dos profetas menores a registrar suas mensagens por escrito, todavia não escreveu nada sobre si mesmo, por isso quase não temos informações sobre ele, mas isso não é tão importante, porque quando se fala em um mensageiro o que mais nos interessa são suas mensagens e não quem é ou de onde veio.

Malaquias é mais um dos profetas pós-exílio, provavelmente tenha sido chamado quando Neemias estava reconstruindo Jerusalém e as coisas estavam se desintegrando entre o povo, neste contexto Malaquias veio com sua mensagem para expor o pecado do povo e chama-los de volta para Deus.

Em seu livro Malaquias acusa o povo de Israel, juntamente com o sacerdócio, de estarem cometendo vários pecados, dentre eles:

  • Oferecer sacrifício contaminado. Mal. 1:6-14
    MALAQUIAS 3:7-10
  • Desprezar privilégios divinos. Mal. 2:1-9
  • – Casamento com mulheres pagãs. Mal. 2:10-12 – Contaminação do sacerdócio. Mal. 1:6
  • – Arrependimento hipócrita. Mal. 2:13
  • – Divórcio das esposas. Mal. 2:14-16
  • – Opressão aos pobres. Mal. 3:5
  • – Roubo nos dízimos e ofertas. Mal. 3:7-10
  • Percebam que é um contexto bem-parecido com o de todos os profetas do Antigo Testamento: rebeldia, pecado, distanciamento de Deus, etc…
  • O povo tinha voltado do Cativeiro, já estavam estabelecidos como nação, o templo e a cidade estavam em processo de reconstrução, ou seja, tudo caminhava muito bem, mas não estavam felizes com Deus. Eles estavam achando que os ímpios estivessem vivendo melhor do que eles. Achavam que Deus não estava sendo justo, queriam receber mais do que estavam recebendo. Por causa dessa insatisfação com Deus foram se distanciando cada vez mais da Aliança que Deus tinha feito com eles no passado.

  • Essa é uma história que de vez em quando se repete, nós pecamos, e por isso colhemos as consequências de nossos pecados, e depois ainda colocamos a culpa em Deus. O ser humano historicamente tem dificuldades de assumir a responsabilidade por seus erros!
  • I. O SENHOR NOS PEDE PARA VOLTARMOS PARA ELE.
    O livro de Malaquias é um apelo de Deus para que o povo volte para os caminhos do Senhor. Eles haviam abandonado a Aliança firmada com Deus e escrita la no livro de Deuteronômio.
  1. Porque o povo de Israel precisava voltar para o Senhor?
    A Aliança que Deus firmou com o povo de Israel envolvia bênçãos e maldições. As bênçãos eram condicionadas a obediência. Por não estarem obedecendo ao Senhor, eles estavam colhendo as maldições da Aliança, só que não conseguiam enxergar isso. Eles acusavam a Deus de terem lhes abandonado, mas o fato era que eles haviam abandonado a Deus. Quando Deus pede que eles voltem para Ele, esta pedindo que voltem a serem fiéis a Aliança, para assim voltarem a receber as bênçãos da mesma. Se eles quisessem voltar a receber as bênçãos do Senhor eles precisavam voltar a obedecer, porque esta era a condição firmada com eles no passado.

  2. Amigos hoje não é diferente. Deus quer muito abençoar seus filhos, mas muitas vezes nossa desobediência impede que Deus derrame suas bênçãos sobre nós, temos como exemplo a história de Moisés! O sonho de Deus para Moisés era que ele entrasse na terra prometida, mas ao feriu a rocha ao invés de falar à rocha lá nas águas de Meribá (Num. 20), este pecado impediu Deus de realizar Seu sonho na vida dele. Existem muitas histórias que deixamos de viver por causa de nossos pecados.
    O povo dizia: O Senhor não esta nos abençoando! Deus dizia: Eu sou o mesmo! Eu não mudo (Mal. 3:6)! Se vocês não estão sendo abençoados a culpa é de vocês mesmo, voltem para mim, e vocês voltarão a serem abençoados.
  1. Porque Eles pararam de entregar os dízimos e as ofertas?
    Deus no livro de Malaquias acusa o sacerdócio e o povo de estarem em pecado. O sacerdócio é acusado de terem profanado a adoração oferecendo sacrifícios defeituosos, e de adultério, estavam trocando as esposas por mulheres mais jovens. E o povo é acusado de serem infiéis, estavam roubando a Deus nos dízimos e nas ofertas.
    Eles deixaram de devolver os dízimos e as ofertas por dois motivos: Primeiro porque eles começaram a olhar para os impios (Mal. 3:15) e concluíram que eles eram infiéis e não sofriam por isso. E segundo porque lhes faltou fé. Como estavam vivendo uma crise tanto econômica como espiritual, sendo que a econômica era consequência da espiritual, eles tiveram medo de lhes faltar o que comer. Uma das promessas da Aliança era que se eles fossem fiéis, Deus lhes mandaria chuva no tempo certo (Deut. 28:12), e assim eles plantariam e colheriam com abundância, mas a chuva não estava vindo por causa do pecado deles, por isso, a colheita estava comprometida. Assim eles ficaram com medo de entregar o que pertencia ao Senhor e lhes faltar depois.
    Infelizmente temos hoje muitos cristãos que não tem devolvido os dízimos e ofertas por falta de fé. Crise econômica é uma realidade de muitos países, e em meio as crises tem faltado fé, mas é exatamente nestes momentos de crise que precisamos exercer nossa fé com mais força. Deus prometeu nos sustentar e nos amparar em todos os momentos, disse que nunca estaríamos sozinhos, ainda que não recebamos tudo o que gostaríamos, Ele prometeu que nosso pão e nossa água seriam certas (Ex.23:25). Davi no salmo 37:25 diz que “jamais viu o justo desamparado e nem sua descendência mendigar o pão.”
    Então pode ser que Deus não dê tudo o que você deseja, mas se você for fiel Ele dará tudo o que você precisa.
  2. 15
  1. A infidelidade de Israel tinha justificativa?
    Interessante, humanamente falando a infidelidade do povo tinha justificativa. Talvez alguns deles tenham deixado de serem fiéis, por causa da apostasia do sacerdócio. De repente estavam pensando assim: Não vou devolver o dízimo para este sacerdócio corrompido! Hoje não é diferente. Muitos acham que podem deixar de serem fiéis dependendo da condição do pastor, ou da igreja, os das decisões da Associação, etc… Mas percebemos com essa história que não há justificativa para a desobediência, mesmo com o sacerdócio corrompido como estava no período de Malaquias, Deus diz que eles deveriam voltar a devolver os dízimos e ofertas. O pecado dos sacerdotes não dava a eles liberdade para pecar também. Desta forma, Deus mostra que não devolver o dizimo é um pecado que se comete contra Deus, e não contra o pastor, igreja, ou Associação
    II. O SENHOR DIZ QUE AQUELES QUE VOLTAREM PARA ELE RECEBERÃO BENÇÃOS SEM MEDIDA
  2. O que significava essa bênção para o povo de Israel?
    Entender o significado da palavra “Bênção” é fundamental para interpretarmos corretamente este texto. O que é Bênção para Deus? Muitos acreditam que é aquilo que eu quero, ou aquilo que eu desejo? Por exemplo: Eu quero um carro, ou uma casa, ou muito dinheiro, se eu consigo é porque eu fui abençoado, se eu não consigo é porque não fui abençoado. Muitos até determinam que tipo de bênção querem receber. Por tudo isso alguns acham que ser abençoado por Deus é ter sucesso na vida e não ter nenhum tipo de dificuldade.
  3. Bênção é um favor divino, uma dadiva, um presente. No contexto bíblico bênção esta atrelada àquilo que Deus faz em prol de seus filhos. Para o povo de Israel, no período de Malaquias, a bênção que eles estavam desejando era a chuva, esse é um detalhe importante tendo em vista que muitos, com base neste texto de Malaquias, dizem que se formos fiéis a Deus nos dízimos e ofertas Deus nos dará bens materiais, como carro, casa, dinheiro ou coisas semelhantes. Mas Deus não esta prometendo nada disso, ele esta simplesmente dizendo que se eles voltassem a serem fiéis, Ele voltaria a dar a chuva no tempo certo como havia prometido na aliança. Isto esta claro no texto, o texto diz: “…se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.” Mal. 3:10. Notem o termo “Abrir as janelas do céu” se referindo a chuvas de forma abundante. Deus não esta prometendo casa, carro, ou nenhum bem material para o povo, a bênção prometida é a bênção da aliança. No livro de Deuteronômio 28:12 Deus lhes promete chuva, e é sobre isso que Ele esta

  4. falando. A palavra “janelas” poderia ser traduzida como comportas do céu. É a mesma expressão usada em Gêneses por ocasião do diluvio, onde diz que Deus iria abrir as comportas do céu.
    Entenderam! Deus está falando de chuva, não de dinheiro! Eles estavam reclamando que as chuvas não estavam caindo, por isso estavam sofrendo, então Deus diz: Eu sou o mesmo, eu não mudei, vocês se lembram da minha Aliança? Lá diz que se vocês forem fiéis, eu mandarei a chuva no tempo certo, eu farei isso de forma abundante, e vou fazer mais, também irei repreender o devorador, uma referência aos gafanhotos, que destruíam as lavouras.
    Então amigos, quando a Bíblia fala de bênção, não é algo que você quer, ou algo que você deseja, ou ainda algo que você determina. Bênção é aquilo que Deus deseja lhe dar, e Deus sempre sabe o que nós de fato precisamos e o que será melhor para nós. Felizes são aqueles que confiam suas vidas aos cuidados do Senhor!
  1. A bênção precede a obediência ou a obediência precede a bênção?
    Este é outro detalhe importante, será que obedecemos para sermos abençoados, ou obedecemos porque fomos abençoados? O que vêm primeiro? A bênção ou a obediência? No contexto bíblico a bênção sempre precede a obediência. Deus primeiro nos abençoa, depois nós lhe obedecemos. No tocante aos dízimos e ofertas isso é claro, veja, por que nós devolvemos os dízimos? Porque Deus nos deu primeiro a bênção do trabalho! Antes da bênção do trabalho, Ele nos deu a força, a saúde física, para trabalharmos. Ninguém conseguiria devolver os dízimos se antes Deus já não tivesse lhe abençoado. Olhe novamente para o povo de Israel. Deus deixou de lhes mandar as chuvas porque eles deixaram de serem fiéis, ou seja, Deus durante anos foi fiel a Aliança, lhes mandando chuvas, mas eles primeiro deixaram de obedecer, por isso Deus deixou de enviar as chuvas.
    Muitos usam o texto de Malaquias para apoiar a teologia da prosperidade. A teologia da prosperidade ensina que quanto mais você entrega, mais você recebe de Deus. Se você der 10 recebera 20, se der 20 receberá 40, etc… Isso é mentira! Não tem apoio Bíblico tal teologia. Se ser prospero financeiramente fosse resultado de fidelidade, Jesus deveria ter morrido Milionário, mas não, ele só tinha uma peça de roupa. Veja os apóstolos, morreram todos pobres!
  2. Porque o Senhor nos pede para o Provarmos então?
    Se a bênção precede a obediência, porque Deus nos pede para o provarmos então? Quando ele disse: “Provai-me nisso” será que Ele esta pedindo para nós o colocarmos em teste? Algo do tipo, “Senhor eu estou sendo fiel, agora quero ver o Senhor me dando o que eu te pedi!” Como se fosse possível fazer uma barganha com o Senhor. É lógico que não, imagine! Quem somos nós para querer testar a Deus! Nós é que precisamos ser testados por Ele, Deus não precisa de teste. Deus esta pedindo aqui para o povo voltar a serem fies e eles iriam experimentar novamente as bênçãos da Aliança. É um provar não de testar, mas de experimentar, ou sentir novamente as bênçãos da Aliança. Enquanto eles estavam sendo infiéis, Deus recolheu suas bênçãos, se eles voltassem a serem fiéis Deus voltaria a abençoar, e eles veriam isso acontecendo de forma real.
    III. VOLTAR PARA O SENHOR ENVOLVE SÓ O PRESENTE OU TAMBÉM O PASSADO?
    Quando falamos em voltar para o Senhor dentro do contexto de dízimos e ofertas, será que Deus espera que redimamos o passado, ou seja, o período de infidelidade? Ou para Deus o que interessa é somente a fidelidade no presente e o que ficou para trás não têm importância? Com relação a isso precisamos considerar 3 pontos:
  1. O povo de Israel foi acusado de roubo.
    Deus acusa o povo de Israel de roubo. É uma acusação muito séria! Quem não devolve os dízimos e as ofertas de forma fiel e sistemática estão roubando a Deus. Essa frase deveria causar pavor em qualquer cristão, mas infelizmente parece que alguns não se assustam com ela, e vivem dentro da igreja, querendo receber as bênçãos do Senhor, mas sem lhe devolver o que lhe pertence! Talvez esteja falando hoje para alguém que há anos é adventista, mas nunca foi fiel ao Senhor. E de repente você esteja pensando assim: Eu não devolvo o dizimo e ainda estou recebendo as bênçãos do Senhor! Amigo, lembre-se da história de Israel, eles foram infiéis durante muito tempo, e as chuvas continuaram a cair, mas chegou o dia em que elas não caíram mais. Vai chegar o momento em que as bênçãos deixaram de cair sobre você, e se por ventura isso não acontecer aqui na terra, saiba que a maior benção que Deus tem para nós é a salvação, e veja o que Deus nos diz através de Ellen White: “O tempo está passando rapidamente para a eternidade. Não retenhamos de Deus aquilo que é Sua propriedade. Não lhe recusemos aquilo que, embora não possa ser dado com mérito, não pode ser negado sem ruina…” (A.A, P. 566). Ellen White está dizendo neste texto que ninguém será salvo porque devolve os dízimos, mas muitos irão se perder porque não devolvem, então podemos concluir que dízimo não é assunto de salvação, mas é assunto de perdição!
  1. Se alguém roubou deve devolver o que foi roubado.
    Segundo o dicionário roubar é você se apropriar de um bem alheio, mediante violência, ameaça ou fraude. O dicionário diz que roubar é praticar roubos, ou seja, agir como um ladrão. Eu não conheço nenhum País onde um ladrão é descoberto e ele não tenha que pagar pelo crime que cometeu de alguma forma. Em muitos lugares, os criminosos além de devolver o que roubaram ainda perdem a liberdade, ou seja, são presos por determinado tempo de acordo com a gravidade do crime praticado. Será que com Deus deve ser diferente? Veja o que Diz Ellen White com relação a isso:
    “Apressemos irmãos e irmãs, em devolver a Deus um dízimo fiel, em levá-lo ofertas voluntárias de agradecimento. Há muitos que não serão abençoados até que restituam os dízimos que estão retendo da casa do Senhor. Deus espera que redimamos o passado. A mão da santa lei alcança a cada alma que disfruta das bênçãos de Deus. Façam, todos os que retiveram o dizimo, perfeito ajuste de contas, trazendo ao Senhor aquilo de que haviam privado Sua obra. Fazei restituição e levai ao Senhor ofertas pacificas.” (Conselhos Sobre Mordomia, P. 87)
    A mensagem é muito clara, àqueles que retiveram os dízimos do Senhor devem devolver o que lhe pertence, porque se apropriaram de algo alheio mediante fraude, isso é roubo.
  2. Todos devem devolver os dízimos atrasados?
    Agora será que todos devem devolver os dízimos atrasados? Existem duas situações em que isso não precisa acontecer: Primeiro para aqueles que não conheciam essa mensagem, ou seja, viviam no tempo de ignorância (At. 17:30). Estes não devolveram porque não quiseram, mas porque não sabiam que era necessário, Deus não lhes cobrará por isso. Existe uma segunda situação em que Deus não exigirá a restituição, veja o que diz Ellen White:
    “Se tiverdes recusado lidar honestamente com Deus, eu vos suplico que penseis em vossa deficiência, e, sendo possível, façais a restituição. Caso não seja possível fazê-lo, com humilde arrependimento orai para que Deus vos perdoe, por amor de Cristo, a grande dívida. Começai agora a agir como cristãos. Não vos desculpeis por deixardes de dar ao Senhor o que lhe pertence. Agora, enquanto ainda se ouve a doce voz da graça, enquanto ainda não é tarde demais para endireitar os erros, enquanto se chama hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração.” (Conselhos Sobre Mordomia, P. 100).

  3. Pode haver situações em que não será possível a restituição, por exemplo, alguém que se arrependa e por algum motivo não tenha mais recursos, ou ainda, alguém que se arrependeu no final da vida, e além de não ter recursos também não tem mais tempo para adquiri-los, nestes casos, se o arrependimento for genuíno, Deus o perdoará.
    É bom deixar claro que são exceções à regra, Deus irá julgar cada um de acordo com Sua infinita sabedoria e misericórdia. Se houver qualquer tipo de possibilidade, ainda que leve muitos e muitos anos, Deus espera que redimamos o passado e lhe façamos restituição.
    CONCLUSÃO

    Queridos o desejo de Deus é de nos abençoar cada dia mais. Veja que linda promessa temos no livro de Isaías:
    “No entanto, o SENHOR continua esperando porque ele quer ser bondoso e ter compaixão de vocês; pois ele é Deus que faz o que é direito. Felizes são aqueles que põem a sua esperança Nele! Povo de Jerusalém, moradores de Sião, vocês não vão chorar mais. Quando vocês clamarem pedindo socorro, o SENHOR Deus ficará com pena de vocês; ele os ouvirá e atenderá. O Senhor lhes dará o pão de dores e a água do sofrimento, mas não se esconderá de vocês. Ele é o seu mestre, e vocês o encontrarão quando quiserem. Se vocês se desviarem do caminho, indo para a direita ou para a esquerda, ouvirão a voz dele atrás de vocês, dizendo: ‘O caminho certo é este; andem nele.’” (Is. 30:18-21; NTLH)
    Este texto diz que primeiro, Deus é justo. Segundo Ele terá piedade de Seus filhos e nunca mais permitirá que chorem. Terceiro, felizes são os que Nele confiam, pois ainda que comam o pão da angustia e a água da aflição, Ele mostrará o caminho para saírem dessa situação. A esses Ele dirá: “Este é o caminho, andai por ele. ”
    O apelo do Senhor é: “Voltem para mim”. Amigos Jesus é o caminho, voltar-se para Ele é estar no caminho. Onde você está em sua caminhada cristã? Que caminho você tem trilhado? Se por ventura você tem andado distante do caminho que Jesus quer que você percorra, pare onde esta e se volte urgentemente para os caminhos do Senhor, se você se voltar para Ele, Malaquias diz que Ele também se voltará para você.
    Que Deus abençoe a todos nós