ORANDO PELOS AMIGOS


Texto bíblico: “Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuía” (Jó 42:10 ).

Reflexão: Quando pensamos em alguém que foi paciente na Bíblia sempre nos lembramos de Jó, mas existe outro exemplo que Jó também deixou para nós: a de intercessão por seus amigos. Coloque-se na posição de Jó por um instante. Ele era rico, tinha tudo o que desejava, tinha as bênçãos de Deus em sua vida e tinha bons amigos. Porém, da noite para o dia, perdeu suas posses, sentiu-se rejeitado por Deus e seus melhores amigos. Aqueles que ainda poderiam lhe trazer algum conforto chegaram à sua casa e o acusaram de pecados que ele não havia cometido.

Por dias, Jó lutou com Deus sentido-se não merecedor da sorte que lhe coubera. Com dor no coração, ouviu as acusações de seus amigos, mas, ainda assim, não desanimou e continuou buscando uma explicação de Deus. Ao passar aquele período de provas, Deus Se manifestou a ele e repreendeu seus amigos. Não sentindo-se ofendido por seus amigos, Jó intercedeu por eles perante Deus, e Deus aceitou sua intercessão e os perdoou.

Quando você intercede por seus amigos? Talvez quando eles estiverem sofrendo alguma doença, passando necessidades ou com um grande problema para resolver. E se, por acaso, eles estiverem contra você em alguma questão espiritual ou moral. Ainda assim você intercederia por eles? Os verdadeiros amigos são revelados não apenas quando tudo está bem, mas também nos momentos de dificuldades. “Se um irmão se desvia, é então ocasião de nele mostrardes vosso real interesse. Ide ter com ele bondosamente, orai com ele e por ele, lembrados do preço infinito que Cristo pagou por sua redenção. Deste modo podereis salvar da morte uma alma e cobrir multidão de pecados” (Conselhos sobre Educação, p. 88, 89).

A maior prova de amizade de uma pessoa é fazer tudo o que é possível para a salvação de seu amigo. Quando Jó intercedeu por seus amigos, ele o fez porque os amava, não porque receberia algo em troca. No texto bíblico acima, no entanto, lemos que foi exatamente no momento em que ele orou por seus amigos que Deus mudou sua sorte e “deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra”. Deus sempre tem bênçãos reservadas para aqueles que assim como Jó, oram por seus amigos até mesmo quando estes os desprezam.

Paulo também orava por seus amigos. Que a oração dele registrada em Efésios 3:14-21 seja a sua e a minha oração hoje por nossos amigos:

“Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai, do qual recebe o nome toda a família nos céus e na terra. Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito, para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé; e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus. Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!”

Atividade: Em seu diário de oração, escreva o nome de amigos por quem você gostaria de orar. Em frente ao nome, escreva razões específicas para orar por eles. Lembre-se de orar principalmente pelos que talvez de algum modo tenham lhe ofendido e, essa semana, procure mostrar a eles que você se preocupa e ora por eles.