NOVA GERAÇÃO INTERCEDENDO SENHOR, QUE QUERES QUE EU FAÇA?


Texto bíblico: “Mas o Senhor me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás”(Jeremias 1:7).

Reflexão: “Todo filho e filha de Deus é chamado a ser missionário; somos chamados ao serviço de Deus e de nossos semelhantes; e habilitar-nos para essa obra deve ser o objetivo de nossa educação” (A Ciência do Bom Viver, p. 395).

Você já parou para pensar que essas palavras se aplicam a você? Muitas vezes, elas são recebidas com espanto e admiração por parte de alguns, mas a verdade é que Deus chama a todos para o Seu serviço. Isso não quer dizer que todo jovem será um pastor ou médico missionário num país estrangeiro, mas quer dizer que todos, onde quer que estiverem, na atividade profissional que estiverem desempenhando, serão missionários.

“Considerando a luz que tem sido dada por Deus, é de admirar não haver dezenas e dezenas de moços e moças indagando: “Senhor, que queres que eu faça?” É um perigoso engano imaginar que, a menos que um jovem tenha se decidido a consagrar-se ao ministério, não se deva fazer algum esforço especial a fim de habilitá-lo para a obra de Deus. Seja qual for a sua vocação, é essencial que desenvolvam, por meio do estudo diligente, as aptidões de que são dotados” (Mensagens aos Jovens, p. 185).

O chamado de Deus é para que desenvolvamos as aptidões que Ele nos deu e as usemos para Sua missão. Se temos aptidão na área de saúde, como podemos usar nossos dons para levar o amor de Deus aos outros através da saúde? Se temos aptidão para engenharia, como podemos usar essas habilidades para o crescimento da causa de Deus?

Quando Jeremias recebeu o chamado de Deus para ser um profeta, ele se sentiu indigno, pois ainda era bem jovem. No entanto, Deus sabia de seu potencial e por isso o consagrou para ser um profeta antes mesmo de ele nascer (Jr 1:5). Isso não quer dizer que Jeremias não poderia ter recusado o chamado, mas que em seu coração havia sido plantado um fervor e desejo de salvar os outros, e, mesmo se sentindo indigno, ele aceitou o desafio. Então, Deus lhe fez uma linda promessa: “Eis que ponho na tua boca as minhas palavras… Hoje te constitui sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruires e arruinares e também para edificares e para plantares” (Jr 1:9-10).

Seja qual for nosso ramo de trabalho, Deus quer ser nosso sócio. Tudo que precisamos fazer é aceitar o desafio e nos colocar a Sua disposição para que Ele coloque Suas palavras em nossa boca, o trabalho em nossas mãos e a missão em nosso coração. Esse chamado de Deus não depende tanto do que temos a oferecer, mas do quanto estamos dispostos a entregar.

O mundo está muito perto de seu final. Mais do que nunca, precisamos ser luzes para levar outros aos pés de Cristo. Ore a Deus e peça sabedoria. Ore para que Ele direcione sua vida e que você seja um instrumento para a salvação de muitos. Pergunte a Ele: “Senhor, que queres que eu faça?”. Busque Sua direção e aceite os desafios que Ele poderá colocar em sua vida.


Atividade: Se você ainda não está engajado em uma profissão, peça a direção de Deus para escolher sua profissão de modo que possa servi-Lo através dela. Se você já tem uma profissão, busque sabedoria para alcançar outras pessoas através de sua influência. Jesus está muito perto de voltar. Não temos tempo a perder buscando nossa própria realização enquanto tantos perecem por falta de luz.