INTERCEDENDO PELOS INOCENTES


Texto bíblico: “Respondeu ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se o Senhor se compadecerá de mim, e continuará viva a criança?” (2 Samuel 12:22).

Reflexão: Nós, pais, muitas vezes cometemos erros que trazem sofrimento a nossos filhos. Erros do passado, da juventude ou até mesmo de nossa infância podem trazer consequências negativas para a saúde física ou espiritual de nossos filhos. A Bíblia nos ensina que, mesmo quando isso acontecer, precisamos nos humilhar e interceder por eles.

Talvez um dos exemplos bíblicos mais intrigantes de intercessão de um pai seja a experiência de Davi ao interceder por seu primeiro filho com Bate-Seba. Como sabemos, aquele filho tinha sido fruto de um adultério. Davi já tinha se conscientizado disso e se arrependido, mas, como consequência, Deus permitiu que a criança viesse a adoecer, e Davi fez a única coisa que podia fazer: se humilhar e interceder por ele diante de Deus. Davi não intercedeu ocasionalmente; ele parou todas as suas atividades e suplicou continuamente a Deus pela vida de seu filho.

“Quando seu filho foi atacado pela doença, Davi, com jejum e profunda humilhação, rogou pela sua vida. Retirou as vestes reais, depôs a coroa, e noite após noite jazia prostrado em terra, intercedendo, com a dor de um coração quebrantado, pelo inocente que sofria por culpa dele. ‘Os anciãos da sua casa se levantaram e foram a ele, para o levantar da terra; porém, ele não quis’(2 Samuel 12:17). Muitas vezes quando foram pronunciados juízos sobre pessoas ou cidades, a humilhação e o arrependimento desviaram o golpe, e Aquele que é sempre misericordioso, pronto a perdoar, enviara mensageiros de paz. Animado com este pensamento, Davi perseverou em sua súplica enquanto a criança foi poupada em vida. Sabendo que era morta, silenciosamente submeteu-se ao decreto de Deus. O primeiro golpe fora desferido, naquela retribuição que ele próprio declarara justa; mas Davi, confiando na misericórdia de Deus, não ficou sem consolação” (Patriarcas e Profetas, p. 533).

Davi orou e intercedeu pelo filho porque o amava e desejava que sua vida fosse poupada, mas, acima de tudo, Davi amava e confiava em Deus e sabia que todos os Seus juízos eram justos. Por isso, mesmo não vendo aquela oração específica ser respondida do modo como pedira, Davi aceitou o juízo de Deus em humildade, e isso lhe trouxe consolo e paz.

Podemos aprender uma grande lição com esse incidente na vida de Davi. Nós, pais, temos a responsabilidade de viver uma vida de acordo com a vontade de Deus, pois assim evitaremos deixar um legado de sofrimento a nossos filhos. Somos falhos, no entanto, e é quase inevitável que algumas de nossas escolhas tragam consequências negativas para eles. O que fazer então? Primeiramente, devemos nos humilhar, reconhecendo nosso erro, e depois interceder por eles. Essa não deve ser uma intercessão ocasional, superficial, mas uma intercessão diária, colocando-os diariamente nas mãos de Deus, para que o inimigo perca o livre acesso a eles e Deus possa atuar, moldando-os e guiado-os.

Davi fez isso por Salomão, seu próximo filho com Bate-Seba. Podemos ver sua preocupação com a espiritualidade de Salomão nas palavras que proferiu pouco tempo antes de coroá-lo rei: “E a Salomão, meu filho, dá coração íntegro para guardar os teus mandamentos, os teus testemunhos e os teus estatutos, fazendo tudo para edificar este palácio para o qual providenciei” (1 Cr 29:19).

Que possamos diariamente pedir a Deus que conceda um coração íntegro a nossos filhos para que eles também guardem os mandamentos de Deus.


Atividade: Analise as dificuldades que seus filhos tem passado, sejam elas de caráter físico, emocional ou espiritual. Agora pense se de algum modo sua vida e exemplo contribuíram para essas dificuldades. Interceda por eles, mencionando as “heranças” negativas você deseja que Deus retire da vida deles, e trabalhe com eles para vencer traços ou dificuldades que precisam ser vencidas.