APRENDIZADO


A. A DÚVIDA TEM UM _ (PREÇO)

A. A DÚVIDA TEM UM _ (PREÇO)

  1. Existe uma grande diferença entre agir por ignorância e agir na ignorância. Agir por ignorância tem a ver com falta de conhecimento, mas agir na ignorância é saber algo e fazer o contrário. Os dois tem consequências.
  2. 2. Não precisamos ficar na dúvida. Jesus disse a Tomé: “Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia”. João 20:27
  3. 3. Um homem, chamado Cláudio perdeu o sono de madrugada e ficou desesperado. Quando a dúvida assola, gera em você medo e angústia. O Cláudio procurou um médico, amigo de infância. O médico disse que o problema era falta de paz. Ele concordou, pois estava assim desde que descobriu sobre o dízimo.
  4. 4. O profeta diz que aqueles que estão longe de Deus “são como o mar agitado, que não se pode aquietar…”, Isaías 57:20.
  5. 5. Muitas pessoas compreendem, acreditam e praticam o ato de dizimar, mas por outro lado, há pessoas que têm dúvidas. Querem saber o porquê de devolver o dízimo.
  6. B. A DÚVIDA SUGERE _ (PESQUISA)
  7. Não é vergonhoso ter dúvidas, afinal é aí que começa a sabedoria porque aparecem as perguntas. O segredo é avançar buscando respostas.
  8. 2. O Dr. Mauro convidou o Cláudio para um estudo bíblico em sua casa para responder suas perguntas. Deus coloca em seu caminho as respostas para as suas dúvidas se você busca, mas não adianta você perguntar se não está disposto a ouvir.
  9. 3. Ellen White escreveu que “não basta apenas concordar com a veracidade da Palavra de Deus, mas cumpre-nos pesquisá-la, aprender o que ela contém”. Testemunhos, vol. 5, 533.
  10. 4. A primeira coisa a saber é quem é o dono de tudo. No livro de Jó, Deus mesmo pergunta e dá a resposta: “Quem primeiro me deu a mim, para que Eu haja de retribuir-lhe? Pois o que está debaixo de todos os céus é meu” (Jó 41:11). Deus é o dono do mundo.
  11. 5. “Não digam, pois, em seu coração: ‘A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza”.
    Mas, lembrem-se do Senhor, do seu Deus, pois é ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos seus antepassados…”, Deut. 8:17,18.
  12. C. A DÚVIDA DEVE SER _ (ELIMINADA)
  1. Cláudio fazia muitas perguntas. O Dr. Mauro leu Gênesis 2:16,17 “coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal” e perguntou: Por que Deus proibiu comer de uma árvore? – Resposta: para o casal aprender uma lição de que eram criaturas e dependentes.
  2. 2. O que isso tem a ver com o dízimo? Resposta: O Éden foi retirado e no lugar daquela árvore Deus deixou o dízimo, para todos reconhecerem quem é o Criador.
  3. 3. A árvore do conhecimento do bem e do mal, assim como o dízimo são declarados de uso exclusivo de Deus e que o homem não deve tomar para si. Deus espera que o ser humano expresse obediência.
  4. 4. Por essa desobediência houveram consequências. Primeiro, a separação entre o homem e Deus: “… fiquei com medo, por que estava nú, por isso me escondi”, Gen 3:10. Depois, uma divisão entre o homem e a mulher: “disse o homem, foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto…”, Gen 3:12. Finalmente, uma divisão entre o homem e outro homem: “Caim atacou seu irmão Abel e o matou”, Gên. 4:8. 5. Deus criou o ser humano para ser feliz. Para resgatar o ser humano Deus deu Seu filho, na cruz. Mas, ali no Eden, de imediato Ele proveu um cordeiro: “O Senhor Deus fez roupas de pele e com elas vestiu Adão e sua mulher”, Gên. 3:21. A justiça de Cristo é a única forma de salvação.
    CONCLUSÃO
  5. Através do dízimo entendemos que somos criaturas, dependentes e que devemos expressar obediência.
  6. Deus é muito claro sobre o que ele que de nós: “Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova, diz o Senhor dos Exércitos, e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las”, Malaquias 3:10. “Pois, onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração”, Mat. 6:21.
  1. Tudo que você tem, desde o dia que nasceu é emprestado. “Nosso Pai celeste tem mil maneiras de nos prover as necessidades”, (A Ciência do Bom Viver, 481). Após muita conversa, Cláudio não possuía mais dúvidas sobre os dízimos.
  2. Deus quer acabar com toda a dúvida na tua vida, hoje mesmo.