SUAVIZANDO O CORAÇÃO


Texto bíblico: “Irmãos, a boa vontade do meu coração e a minha súplica a Deus a favor deles são para que sejam salvos” (Romanos 10:1)

Reflexão: A intercessão dos pais pelos filhos desobedientes é fundamental para levá-los de volta a Jesus e para que encontrem a salvação. Porém, antes de os pais se ajoelharem para interceder, algo precisa ser feito – um exame de coração. No verso acima, Paulo disse que, juntamente com sua súplica a Deus, ele tinha um coração desejoso pela salvação daquelas pessoas. Ao orarmos por nossos filhos, precisamos também ter um coração desejoso por sua salvação.

Quando nossos filhos são desobedientes ou fazem escolhas erradas, o inimigo está tentando tomar conta do coração deles. Precisamos lembrar que nosso inimigo naquele momento é Satanás, não nossos filhos, por mais que estejam nos desafiando. Esse pensamento nos ajudará a manter a calma ao lidar com a situação e a interceder por eles de coração contrito.

Se antes de lidarmos com uma atitude de desobediência, primeiro intercedêssemos por nossos filhos, quão diferente poderia ser o resultado! Ao intercedermos por eles, estamos permitindo que o Espírito Santo trabalhe suavizando seu coração para que possam aceitar nossa palavra de advertência e as consequências de seus atos errados.

Somos advertidos: “Vigiai e orai, pais e mães, para que não entreis em tentação. Dedicai vosso coração e mente ao serviço de Deus. Não deveis ser severos, mas ajoelhai-vos diante do Senhor com o coração suavizado pela graça divina. Convertei-vos para que tenhais o zelo do Espírito Santo. Que conforto é saber que o Senhor vos ajudará em toda emergência” (Olhando para o Alto, p. 335).

Do mesmo modo que o coração de nossos filhos precisa ser suavizado pela graça divina para que possam escolher obedecer,
nosso coração como pais e mães tementes a Deus também precisa ser suavizado para lidarmos com eles no Espírito Jesus.

“Nada destrua vosso amor e ternura para com o que errou. Justamente porque está em erro, necessita ele de vós, e necessita de um pai e de uma mãe que o ajudem a se libertar das ciladas de Satanás. Prendei-o pela fé e pelo amor, e apegai-vos ao todo compassivo Redentor, relembrando que existe Alguém que nele tem um interesse mesmo maior que o vosso” (Orientação da Criança, p. 267).

Quando Jesus orou na cruz: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”, Ele estava intercedendo por Seus inimigos. Embora aqueles homens cruéis estivessem Lhe fazendo mal, Jesus sabia que muitos ali não tinham noção do que estavam fazendo. De igual modo, nós, pais, devemos interceder por nossos queridos filhos quando eles estão em pecado. Quando nossos filhos conseguirem ver através de nossa atitude firme, porém amorosa, que estamos a seu lado, intercedendo por eles diante de Deus, seu coração será suavizado, e eles se sentirão protegidos e amados por nós.

Com certeza, não é fácil demonstrar amor nas palavras e ações quando estamos frustrados com atitudes de desobediência, mas é aí que entra a graça de Deus. Precisamos clamar pela graça de Deus tanto para nós como para nossos filhos. A mesma graça que trará arrependimento ao coração de nossos filhos trará paciência a nós, pais, pois graça de Deus tem poder para moldar qualquer tipo de atitude negativa que possa existir no coração humano.

Vamos escolher hoje interceder por nossos filhos com um coração suavizado pela graça de Deus, e os resultados poderão nos surpreender.


Atividade: Que atitudes negativas em seus filhos mais irritam você? Escreva em seu diário de oração e em seguida escreva um plano de ação, um plano de entrega de seu coração que você deverá seguir quando tiver que lidar com aquela atitude. Algumas dicas: cante um hino, fale um verso bíblico, pense em algo positivo sobre seu filho e ore por ele antes de abordá-lo para resolver o problema.