A Mordomia do Tempo

Ao conhecer a história de Alexandre o Grande (julho de 356 a .C .- junho de 323 a .C .) e saber que ele só viveu até os 32 anos de idade, impressiona com o fato de uma pessoa tão jovem ter tido tantas conquistas . Da mesma forma, conhecer sobre o Dr . Martin Luther King Jr . (janeiro de 1929 a abril de 1968) e tudo o que ele realizou em apenas 39 anos, ficamos imaginando: como uma pessoa poderia alcançar tanto em uma vida tão curta? Há muitas pessoas que viveram até mais do que 70 anos de idade nesta terra e alguns de nós que estamos vivos ainda poderemos viver até essa idade ou ficarmos ainda mais velhos, mas quando consideramos o que tem sido realizado durante este tempo de vida, podemos ficar com questões que valem a pena ponderar .

Não seria justo que eu insinuasse que todas as pessoas deveriam viver de formas tão espetaculares quanto Alexandre, o Grande ou Martin Luther King Jr ., mas o que eu gostaria que explorássemos é a boa administração de nosso tempo . Como os cristãos deveriam ver o tempo, biblicamente falando? Como os crentes podem glorificar a Deus na maneira como administram o dom do tempo? Quais são algumas das maneiras práticas em que se pode gerenciar o tempo de forma eficaz e produtiva?

[O primeiro insight sobre o tempo é que Deus está fora dele . “Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus”, Salmos 90: 2 .

O segundo insight é que ao contrário de Deus, sentimos a pressão do tempo . “De fato, mil anos para Ti são como o dia de ontem que passou, como as horas da noite”, Salmos 90:4 . Nós somos como a grama que cresce pela manhã e quando o sol da tarde bate nela, ela murcha e morre .

O terceiro insight da oração do salmista é: “Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria”, Salmos 90:12 . O que isto significa? O agendamento, que é uma forma literal de numerar seus dias (há pessoas que usam agendas . Mapeiam o dia todo . 7:30: levantar . 7:35: escovar os dentes) . Outras têm uma lista geral de coisas grandes para realizar . Quando você sente que está usando bem o seu tempo? A maioria das pessoas diria: Quando eu faço muito . A produtividade . Uma nova atitude pode reformular totalmente a nossa noção de tempo . E é isso que o salmista está oferecendo – uma razão para ter cuidado com o tempo, o que difere das razões que geralmente damos .

Um princípio de governo mais profundo e muito mais espiritual: a sabedoria . Quero sugerir que você pare de governar o uso do seu tempo pelo princípio da produtividade e use o princípio da sabedoria – a obtenção, o desenvolvimento e o uso da sabedoria .

a. A sabedoria de possuir menos Nós não possuímos nossas coisas . Nossas coisas nos possuem . Temos que manter, mover e limpar . Ter mais coisas é igual a ter menos tempo . Se passarmos de um princípio exterior como produtividade, para uma razão interna como sabedoria, isso mudará nossa atitude em ser consumistas . Não estou dizendo que é fácil . Vivemos em uma sociedade consumista .

b. A sabedoria de fazer menos Mesmo em nosso lazer nos sentimos compelidos a assistir ou ouvir algo . Alguns de nós são viciados na sensação de estarem ocupados . Este sentimento não é frequentemente acompanhado por um sentimento de realização . Há sabedoria em decidir fazer menos . Muitas vezes sacrificamos nosso tempo para conseguir coisas que não duram . Algumas pessoas são viciadas em trabalho e isso lhes custa caro em termos de família e amigos . Alguns saem de férias e ficam mais ocupados do que quando no trabalho! Isso é muito mais um ponto espiritual . O salmista nos pede para numerar nossos dias para aplicá-los à sabedoria . Há pouca sabedoria em trabalhar constantemente para as coisas!

c. A sabedoria de desperdiçar menos Deixe-me listar algumas prioridades para você:

1 . Ler histórias para crianças .

2 . Orar . Você não pode orar com pressa .

3 . Abraçar e beijar as pessoas que você ama .

4 . Cuidar de flores .

5 . Acariciar gatos .

6 . Ler a Bíblia ou qualquer livro pensativo .

7 . Fazer aviões modelo .

8 . Sentar na varanda e conversar . Você sabia que o tempo médio que um marido e sua esposa passam falando é de 13 minutos por dia?

9 . Fazer um picnic .

10 . Meditar .

Além de tudo isso o trabalho é uma prioridade bem menor . Você pode até argumentar que ter uma casa impecável é uma prioridade . Mas nós gastamos nosso tempo trabalhando e limpando . O Senhor nos disse o que é bom: “Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus”, Miquéias 6:8 . A maioria das pessoas que já chegaram aos 50 anos dizem que foi em um flash . A vida passa depressa . Nunca ouvi ninguém em seu leito de morte dizer: “Ah, queria ter passado mais tempo no trabalho” . Oh, como me arrependo de não lavar mais as janelas . As pessoas lamentam coisas bem diferentes . Meus amigos, vamos usar nosso tempo para buscar sabedoria] (Loren Scibold) .


O Dom do Tempo De acordo com Salmos 90:10, Deus encaminhou a humanidade para viver cerca de setenta anos . Se ainda há força, oitenta anos ou um pouco mais . A vida em si e a capacidade de viver cada momento é um presente de Deus . Paulo proclama que “Deus dá a todos os homens vida e alento” e que “Nele vivemos, nos movemos e existimos”, Atos 17:25-28 .

Dados esses fatos seria correto dizer que os setenta anos inteiros ou mais são presentes de Deus . Esses setenta anos na terra nos são emprestados e quando chega nossa hora de descansar no Pai, o tempo nos é tirado . Deste ponto de vista, esses setenta anos são nossos apenas no sentido de que são um presente de Deus . Sendo este o caso, somos então responsáveis perante Deus por como usamos este dom do tempo . Ellen White coloca isso diretamente quando ela diz: “Nosso tempo pertence a Deus . Cada momento é Seu e estamos sob a mais solene obrigação de aperfeiçoá-lo para Sua glória”, Parábolas de Jesus, 218 . Para os cristãos é importante não passar o dom da vida (tempo) descuidadosamente .


Gerenciar Tempo e Glorificar Deus!

A maneira como lidamos com nosso tempo pode trazer glória a Deus ou desonrá-Lo . “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus”, 1 Coríntios 10:31 . Portanto é necessário que os cristãos garantam que sua vida e todas as suas atividades sejam realizadas para a glória de Deus .

Uma resposta rápida para esse desafio é simplesmente como a Bíblia diz: “Faça tudo para a glória de Deus” . Em outras palavras nossas ações devem ser aceitáveis e honradas aos olhos de Deus . A seguir estão algumas das áreas em que podemos honrar a Deus com o uso do tempo:

Observância do Sábado: Dentro do dom da vida Deus ensinou ao homem como ele deve administrar porções desse tempo . Com referência ao sábado Deus diz para “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar . Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus . Não farás nenhum trabalho, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem a tua serva, nem teus animais, nem o estrangeiro dentro de suas portas”, Êxodo 20: 8-10 . A guarda do sábado começa ao pôr-do-sol na sexta-feira, o sexto dia, e termina ao pôr-do-sol do sábado, o sétimo dia .

Testemunhar: Outra maneira pela qual um crente pode usar o tempo para a glória de Deus é se envolver em testemunhar de Jesus . A missão que Cristo deu a Seus seguidores tem implicação direta com a mordomia do tempo . Os seguidores de Jesus são convida dos a ir e fazer discípulos de todas as nações (Mateus 28:19) . Este é um comando que requer o uso do tempo para cumpri-lo .

Serviço aos outros: Outra forma de dar glória a Deus em nosso uso do tempo é prestar serviço a fim de trazer alívio aos outros . Uma das características daqueles que ocuparão o Reino de Deus é que terão sido pessoas que aproveitaram seu tempo para o bem dos outros . “Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver” (Mateus 25:35-36) . De fato você notará que o verso primeiro se refere a como esses “candidatos para o céu” usaram suas posses materiais e então se refere a como eles usaram seu tempo .

Crescimento Espiritual: Eu me omitiria se deixasse de fora o fato de que os crentes deveriam usar o dom do tempo para se envolver em disciplinas espirituais que ajudam no crescimento espiritual . Tais disciplinas incluem estudo da Bíblia, oração, jejum e serviço cristão . É durante o tempo de envolvimento no estudo da Bíblia e na oração que o crescimento espiritual acontece .


Conclusão

Há muitas pessoas que não conseguem realizar seus planos porque não se esforçam . Para tal, o conselho de Ellen White é muito apropriado . “Em seu trabalho, deixe-os ter um objetivo definido . Decida quanto tempo é necessário para uma determinada tarefa e depois dobre todos os esforços para realizar o trabalho no tempo determinado . O exercício da força de vontade fará com que as mãos se movam habilmente”, Parábolas de Jesus, 221 . Na medida que valorizamos o dom do tempo, nós como crentes, o investiremos de acordo com os princípios bíblicos para que possamos dar glória ao Deus que em breve nos concederá o tempo eterno! Cristão que usa o tempo com sabedoria tem a marca da fidelidade . Você deseja tê-la também