O abraço da multiplicação

Introdução

George Miler era um visionário alemão que se sentiu chamado por Deus para abrir um orfanato para crianças carentes de Bristol, Inglaterra . Quando Deus o chamou para essa tarefa desafiadora ele não tinha dinheiro, comida para alimentar os órfãos famintos e nenhuma terra para construir o orfanato . George Miler tinha apenas um bem precioso: fé na disposição de Deus para responder à oração e em Sua capacidade de suprir as necessidades de Seus filhos . Miler foi guiado e energizado por uma promessa bíblica: “Peça e você receberá” (João 16:24) .

Permanecendo na promessa do Deus imutável, Miler orou . Ele orou por terra e Deus a providenciou . Orou por dinheiro e Deus providenciou isto . Ele sabia que Deus era capaz de fazer grandes coisas . E logo teve mais de mil órfãos sob seus cuidados .

Foi uma tarefa gigantesca fornecer alimentos, roupas e necessidades da vida à essas crianças . O que tornou a tarefa ainda mais difícil foi a política de Miler de nunca revelar suas necessidades, mas acreditava que se conversasse com Deus, Ele impressionaria alguém para suprir a necessidade específica . Que fé inacreditável!

Em seu diário de oração, Miler narra um episódio sobre quando não havia café da manhã para alimentar as crianças . Ele pediu que elas tomassem seus lugares à mesa e confiantemente agradeceu a Deus por fornecer-lhes um desjejum saudável . Ao final da oração, uma batida forte na porta anunciou a chegada de um padeiro com uma carreta de pão fresco!

De acordo com Miler, cuidar dos órfãos era o resultado de algo maior . Ele confessou que a principal razão pela qual ele se envolveu neste ministério foi para provar à geração moderna e incrédula que Deus pode suprir nossas necessidades diárias em resposta à oração, se crermos e obedecermos a Sua vontade .

Quando Jesus olhou para o corredor do tempo até a última geração, Ele se perguntou em voz alta: “Quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?”, Lucas 18:8 . Embora a descrença fosse predominante no tempo de Jesus, Ele previu com precisão que haveria uma alarmante falta de fé nos últimos dias da história da Terra .


Uma crise de fé

Um pai trouxe seu filho possuído por demônios até Jesus, mas não acreditou plenamente que Ele o pudesse curar . Em seu diálogo com o Salvador ele introduziu um elemento de dúvida . Jesus o repreendeu por sua incredulidade e o homem gritou: “Senhor, ajuda-me a ter fé!”, Marcos 9:24 . Como Abraão na saga sobre Agar e Ismael, nós não acreditamos muitas vezes que Deus pode ser confiável para manter Suas promessas a nós . Mesmo que Ele tenha repetidamente dito que suprirá nossas carências, o grande pecado de ser independente e tentar ser auto-suficiente nos atormenta .

Limitamos nosso pensamento ao processo matemático de subtração esquecendo que nosso Deus é especializado em multiplicação! Pensamos que se dermos nos tornaremos pobres . Não podemos nos obrigar a confiar nEle para suprir nossas necessidades quando não O colocamos em primeiro lugar . Quantas bênçãos perdemos ao nos apegarmos à miséria que temos!

Deus nos chama para retornar a Ele em confiança infantil . Ele nos desafia a acreditar que é capaz de fazer tudo o que prometeu . “Pois Ele é capaz de fazer imensuravelmente mais do que tudo o que pedimos ou imaginamos, de acordo com o Seu poder que está em ação dentro de nós”, Efésios 3:20 .

A Bíblia registra histórias de fiéis e as bênçãos resultantes de Sua fidelidade . A história da viúva de Sarepta é um exemplo . Sua fidelidade exemplar é citada pelo Mestre em Seu poderoso sermão . “Garanto-vos que havia muitas viúvas em Israel . . . mas Elias não foi enviado a nenhuma delas, senão à viúva em Sarepta, na região de Sidom”, Lucas 4:25-26 .
O fato de que essa mulher não era nem mesmo uma israelita a faz ficar de pé nas crônicas da fé . Jesus escolheu-a como uma lição objetiva de fidelidade .


A bênção da mordomia fiel

A viúva de Sarepta olhou em vão para o céu em busca de chuva . Seu coração estava pesado quando ela reconheceu os primeiros sinais de fome em seu filho . Certa manhã, o que ela mais temia aconteceu . Havia farinha e óleo suficientes para fazer mais uma refeição . Ela continuava esperando que algum milagre mudasse sua situação, mas os deuses de Sidom eram imprevisíveis e não confiáveis . Com o coração pesado ela foi para fora da cidade para pegar alguns gravetos e cozinhar sua última refeição .

Perdida em pensamentos, um homem a chamou pedindo-lhe um copo de água . Dar água a um estranho com sede não foi problema . Não ameaçava seu sustento, mas quando foi buscar a água para o profeta Elias, seu próximo pedido a deteve abruptamente . “E me traz, por favor, um pedaço de pão”, 1 Reis 17:11 .

Elias tinha ido para lá depois de receber ordens expressas do Senhor . Tendo entregue a notícia que não choveria a Acabe, Deus ordenou que Elias se escondesse no riacho de Querite . E enquanto ele estava lá, fiel à promessa de Deus, “Os corvos levaram-lhe pão e carne de manhã e . . . à noite, e bebia do ribeiro”, 1 Reis 17:6 .

Quando o riacho secou, Deus falou com o profeta dizendo: “Vá imediatamente a Sarepta de Sidom e fique lá . Eu ordenei uma viúva naquele lugar para lhe fornecer comida . Então ele foi para Sarepta”, 1 Reis 17:9-10 .


Pedindo o impossível

Elias pede o impossível e a viúva procura explicar a situação . Deus não enviou Elias a alguém com recursos, mas a uma viúva pobre . Esta é uma repreensão para nós que desculpamos nossa recusa em dar a Deus sob o pretexto de que estamos tendo terríveis dificuldades econômicas .

“Tão certo quanto o Senhor seu Deus vive . . . Eu não tenho pão, apenas um punhado de farinha em uma jarra e um pouco de óleo . Eu estou reunindo algumas varas para levar para casa e fazer uma refeição para mim e para meu filho, para que possamos comê-lo e morrer”, 1 Reis 17:12 . Usando a terminologia: “Tão certo quanto o Senhor seu Deus vive”, ela está fazendo um juramento para dizer a verdade . O que a viúva expressa é a realidade da sua situação . Ela ainda está operando a partir da matemática da subtração .

“Elias, porém, lhe disse: ‘Não tenha medo . Vá para casa e faça o que disse . Mas primeiro faça um pequeno bolo com o que você tem e traga para mim, e depois faça algo para você e para o seu filho . Pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘A farinha na vasilha não se acabará e o azeite na botija não se secará até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra’”, 1 Reis 17:13,14 .

Enquanto Elias falava, a viúva começou a ver as limitações de sua subtração matemática e decidiu abraçar a aritmética de multiplicação do céu . Ela realmente viu o caminho de Deus como o caminho para sair de sua situação desesperada .


Teste de fé

Ellen White faz a seguinte declaração poderosa sobre a viúva: “Nenhuma prova de fé maior que essa poderia ter sido requerida . A viúva tinha até então tratado todos os estrangeiros com bondade e liberalidade . Agora, indiferente aos sofrimentos que poderiam resultar a ela e seu filho, e confiando no Deus de Israel para suprir cada uma de suas necessidades, ela enfrentou esta suprema prova de hospitalidade, fazendo “conforme à palavra de Elias”, Conselhos Sobre Mordomia, 108 .

Na conclusão, ela diz: “A viúva de Sarepta dividiu seu bocado com Elias e, em troca, sua vida e a de seu filho foram preservadas . A todos os que, em tempo de prova e carência, dão simpatia e assistência a outros mais necessitados Deus prometeu grande bênção . Ele não mudou . Seu poder não é menor agora do que nos dias de Elias”, Profetas e Reis, 129-132 .

O diagnóstico de Elias sobre a viúva é exemplo para nós . Uma razão pela qual muitos de nós não damos nossos dízimos e ofertas é porque estamos paralisados pelo medo . Nós ainda abraçamos a aritmética da subtração . Estamos convencidos de que se dermos dízimos e ofertas certamente chegaremos à ruína financeira, pois dificilmente temos o suficiente para sobreviver . À medida que analisamos nossas despesas e as comparamos com nossa pequena renda, o medo nos toma . Quando um “profeta” nos desafia a colocar Deus em primeiro lugar questionamos como vamos sobreviver! Precisamos expulsar nosso medo e com fé pedir a Deus que nos auxilie graciosamente a evitar a aritmética terrestre e temporal da subtração e abraçar a aritmética celestial e eterna da multiplicação .

A aritmética da multiplicação

Quando a viúva decidiu colocar Deus em primeiro lugar ela experimentou três bênçãos:

1 . A primeira bênção foi a provisão diária de comida para ela e sua família: “Então houve comida todos os dias para Elias e para a mulher e sua família . Porque o jarro de farinha não se esgotou e o jarro de azeite não secou, conforme a palavra do Senhor falada por Elias”, 1 Reis 17:15-16 . Quando ela colocou Deus em primeiro lugar Ele multiplicou seus recursos limitados . Quando ela escolheu negar a si mesma pelo amor de Deus sua vida foi sustentada .

2 . A segunda bênção foi a ressurreição milagrosa de seu filho algum tempo depois . Deus realizou um raro milagre para recompensar sua fidelidade (1 Reis 17:17-24) .

3 . A maior bênção de todas foi o despertar do conhecimento do Deus de Israel . As palavras da viúva para Elias revelaram essa experiência: “Agora sei que você é um homem de Deus e que a palavra do Senhor da sua boca é a verdade” 1 Reis 17:24 . Ter uma experiência com Deus é a maior bênção que pode ser concedida a um ser humano . Jesus disse: “Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste .” João 17:3 .


Conclusão

Essas bênçãos surgiram porque a viúva decidiu colocar Deus em primeiro lugar . À sua maneira, ela atendeu às palavras de Jesus: “Mas buscai primeiro o Seu reino e a Sua justiça, e todas as outras coisas vos serão acrescentadas”, Mateus 6:33 . Como a viúva, Deus nos abençoará . Devemos continuar abraçando a aritmética estreita da subtração, ou vamos alcançar e abraçar a nova matemática de multiplicação que nos inicia em uma aventura gloriosa com Deus? A viúva de Sarepta tinha a marca da fidelidade . Você deseja tê-la também?