Veleiros e Mordomos

Um homem levou um pequeno veleiro engatado atrás do carro quando mudou do Tennessee para a Califórnia . A baía de São Francisco é o melhor lugar do mundo para velejar, e planejou colocar seu veleiro ali . Mas depois de um ano ou mais de navegação, descobriu que o custo de vida na Califórnia era muito mais caro que no Tennessee . Então colocou o barco à venda . No dia em que o novo dono veio, engatou o trailer ao carro e levou o veleiro pela estrada, ele derramou algumas lágrimas! Nunca seria capaz de comprar outro veleiro .

Dias depois um amigo da igreja ligou e disse: “Soube que você vendeu seu veleiro . Eu tenho um veleiro, mas nunca tenho a chance de usá-lo . Então, talvez pudéssemos fazer um acordo . Se você estiver disposto a mantê-lo limpo e consertado, vou pagar por tudo, e você pode usá-lo sempre que quiser” . Foi um ótimo arranjo . O amigo pagou todas as contas e o homem começou a usá-lo sempre que queria, cuidando como se fosse dele . Agora ele era o administrador daquele veleiro! Era como se fosse dele, mas não era . Tinha que lembrar que era do seu amigo .
Se havia algo drástico que queria fazer, como pintar de outra cor, tinha que consultá-lo, porque era realmente do amigo . Ele era apenas um mordomo .

Nos dias de Jesus, ter um mordomo era uma coisa comum . Se um homem tivesse um escravo que fosse um administrador capaz, ele poderia tornar esse escravo o administrador de sua casa . O mordomo faria todas as contratações e demissões; e supervisionaria os outros escravos . Ele comprava todos os suprimentos e cuidava para que tudo fosse feito de maneira que o dono da casa não precisasse se preocupar com essas coisas .

O mestre poderia até mesmo fazer uma longa jornada para supervisionar suas propriedades ou rebanhos de cabras e ovelhas . Então ele diria ao seu mordomo “estarei fora por três anos; cuide de tudo” . Quando ele viaja, o mordomo fica no comando . Contrata, demite, compra, vende, planta, colhe, faz o que precisa ser feito e, quando o dono volta, pergunta: “como foi?” E o mordomo lhe mostra o que fez .

Isso é mordomia . Todo o tempo o mordomo lembra que as coisas que ele tem não são dele . Ele é o mordomo e não o dono . Este era o plano original de Deus . Veja Gênesis 1 e leia como Deus criou tudo . Diz que Ele criou o homem e lhe disse: “Quero que você seja mordomo e tenha domínio sobre tudo isso . Eu quero que você cuide, cultive e colha . Lembre-se, eu sou o Deus Criador, então tudo isso pertence a mim .”


Todos os tipos de coisas

Nós, humanos, temos dificuldade em lembrar disso . A partir dos dois anos de idade começamos a dizer “meu” e “não”! À medida que crescemos e nos tornamos mais sofisticados, dizemos: “Na verdade, vou usá-lo esta semana”

Mas a mesma ideia persiste: “eu tenho minhas coisas, e você tem suas coisas, e minhas coisas são minhas coisas . Eu comprei ou ganhei e pertence a mim!” Mas nos esquecemos que Deus é o dono de todas as coisas . Olhe ao seu redor agora . Tudo o que há aqui é de Deus e não meu . Não pertence nem à igreja; pertence a Deus . Esta é a construção de Deus, mas isso não é verdade apenas nas coisas da igreja, é verdade em você . Esta é a gravata de Deus e seu terno . E não só isso, você também é de Deus . Você não pertence a você mesmo! Tudo o que possuímos, temos e usamos, toda a terra em sua plenitude pertence a Deus .

Estamos aqui por um tempo tão curto; alguns breves anos e depois desaparecemos . A ideia de que poderíamos possuir alguma coisa é absurda . Nós acumulamos todos os tipos de coisas e depois morremos . A quem isso pertence? Você certamente não pode levá-lo com você . Nós chegamos ao mundo e saímos . A boa mordomia diz: “Tudo pertence a Deus, e é Seu direito de fazer como quiser .” Minha tarefa como mordomo é ver que os desejos de Deus são realizados .


Quase, mas não completamente

Olhe para Marcos 10, começando com o versículo 17 . Aqui está um sujeito que quase conseguiu, mas não completamente . Quando Jesus começou seu caminho, um homem correu até ele e caiu de joelhos diante dele . Os outros evangelhos dizem que esse homem era um jovem rico, mas governantes e jovens ricos não correm! Eles estão muito conscientes de sua dignidade para correr . Eles certamente não se ajoelham na terra em frente a um carpinteiro galileu que se tornou rabino . Mas o jovem governante nos diz que é bastante sincero . Ele realmente quer encontrar a resposta para sua pergunta . “Bom professor”, ele pergunta: “O que devo fazer para herdar a vida eterna?”

Jesus responde: “Por que você me chama de bom? Ninguém é bom, exceto Deus .


Você conhece os mandamentos: não mate, não cometa adultério, não roube . . . honre seu pai e sua mãe .” E o jovem respondeu: “Mestre, todos esses eu guardo desde que era menino” .

As escrituras dizem que: “Jesus olhou para ele e o amou” . Ele o ama por sua sinceridade, entusiasmo e compromisso . Ele o ama por seu desejo de fazer parte do reino . Jesus não quer afastá-lo; Ele quer conquistá-lo . Jesus o ama e diz: “Uma coisa lhe falta . Vá, venda tudo o que você tem, dê aos pobres e você terá um tesouro no céu . Vem e me siga .”

Ouvindo isto o semblante do jovem cai . Ele sai tristemente, pois ele tem grande riqueza . “Jesus diz aos seus discípulos: quão difícil é para os ricos entrarem no reino de Deus .”
Você não pode fazer as duas coisas

Sobre o que é essa história? O que Jesus está falando aqui é a realidade de que você não pode ser um cidadão do reino de Deus e manter a dupla cidadania em outro reino . Você não pode colocar um pé no reino de Deus e um pé no reino deste mundo e ficar em cima do muro . Jesus diz: “Você não pode servir a Deus e a Mamom”, Mateus 6:24 .

Mamon é o nome do deus deste mundo . Você não pode servir a Deus com todo o seu coração, alma e mente e reservar algum pedaço dele para servir aos seus interesses mundanos . Você sabe que deve se entregar sem reservas a Deus e é exatamente isso que o jovem rico não está disposto a fazer . Ele quer a vida eterna, ele quer conhecer a Deus e ser um homem de Deus . É por isso que ele corre e se ajoelha . Mas Jesus diz: “Eu amo você . Eu quero que você esteja no meu reino” . Aqui está o que você precisa: comprometimento sincero com o reino . Isso significa que deves reconhecer que é propriedade de Deus tudo que possui . O jovem não está disposto a fazê-lo e vai embora tristemente .

Por quê? Porque tudo o que possuímos tem um “gancho” em nós e esse gancho nos prende de volta ao mundo . A partir do momento que eu acho que possuo aquele carro ou aquela casa, estou viciado . E quanto mais ganchos temos em nós, mais “viciados” somos, mais estamos ligados a este reino, onde tudo gira em torno de comprar, vender e manipular .

É por isso que quando Jesus contou as parábolas do reino Ele disse: “O reino dos céus é semelhante a um homem em busca de belas pérolas . Um dia ele encontra uma pérola de grande valor . Então ele vende tudo o que ele tem para ter essa pérola”, Mateus 13 . O que Ele dá por isso? Tudo . Me surpreende que todos podem fazer parte do reino dos céus, mas o preço é sempre o mesmo: tudo .
Momento embaraçoso

O marinheiro estava tentando mostrar a um amigo como amarrar um veleiro, e estava de pé, com um pé no cais e um pé no veleiro demonstrando . Adivinha o que aconteceu?
O veleiro começou a se afastar do cais! Você não pode ficar muito tempo assim . Pode tentar parecer equilibrado, mas mais cedo ou mais tarde, você cai!

É assim quando você tenta ficar com um pé no reino deste mundo e o outro no reino dos céus . É impossível manter seu equilíbrio . Isso é o que Jesus estava dizendo ao jovem rico . E é por isso que ele foi embora triste .

Menos é mais

Em Marcos 12:41-44 Jesus sentou-se em frente ao tesouro do templo e observou a multidão trazer suas ofertas . Muitas pessoas ricas faziam grandes somas, mas uma pobre viúva se aproximava em silêncio e colocava duas pequenas moedas de cobre (valendo apenas uma fração de centavo) . Jesus chamou seus discípulos e disse: “Eu lhe digo a verdade, a pobre viúva colocou mais dinheiro do que todos os outros” .

Agora, se você tem investimentos, sabe que uma regra fundamental do investimento é diversificar . Mas esta viúva não diversificou . Ela pegou tudo o que tinha e investiu no reino de Deus . E Jesus a elogiou . Eu sei que é difícil . É somente pelo poder do Espírito que podemos confiar em Deus dessa maneira . O que realmente estamos falando hoje não é sobre dinheiro . É sobre a vida . O dinheiro é apenas uma parte . O assunto principal é nos entregar de todo coração a Deus .
Ele precisa disso

Em Lucas 19:29-33 diz que Jesus vai a Jerusalém pela última vez: “Ao aproximar-se de Betfagé e Betânia, Ele enviou dois dos discípulos, dizendo-lhes: ‘Vá para a aldeia à sua frente e . . . você encontrará um jumentinho em que nenhum homem ainda montou . Desate e traga-o aqui . Se alguém lhe perguntar: “Por que você está desatando o jumentinho?”,
Diga-lhe: “O Senhor precisa dele .” [Eles] foram e acharam como Ele lhes havia dito . Quando desatavam o jumentinho, seus donos lhes perguntaram: “Por que vocês estão desamarrando o jumentinho?” .

Naqueles dias, os animais eram uma propriedade valiosa . Um exemplo semelhante seria você saindo de sua casa apenas para ver alguém entrar em seu carro e ligar a ignição . Você gritaria: “Ei, aonde você vai com meu carro?” Um animal era transporte, trabalho e riqueza . Então eu posso imaginar o punho do dono levantado dizendo: “Por que você está desamarrando meu animal?” Os discípulos respondem: “O Senhor precisa dele” . E ele disse: “tudo bem” .

Conclusão

Devemos ser capazes de responder da mesma maneira . Nós não estamos falando de generosidade e liberalidade, estamos falando de ser um bom mordomo . Estamos falando sobre o fato de que Deus é dono de tudo e tem o direito, a qualquer momento de qualquer dia, de colocar o dedo em algo e dizer: “preciso disso” . E imediatamente diríamos “é seu”, seja o que for . Anote o resultado final . Jesus cavalga no jumentinho e o povo grita: “Bem-aventurado o rei que vem em nome do Senhor . Hosana, glória no mais alto dos céus”, Lucas 19:38 . Isso é o que sempre acontece quando você e eu exercemos uma boa mordomia . Tudo é conhecido por ser de Deus . E nós somos conhecidos como seus mordomos . Nós damos a Ele o que é dEle por direito . A viúva pobre e o dono do jumentinho tinham a marca da fidelidade . Você deseja tê-la também?