A menina cativa - A menina poderia muito bem ficar calada, deixar o rancor e o ódio invadir seu coração e deixar o comandante morrer, mas em vez disso ela se permitiu ser usada por Deus.

Há muitos anos atrás existiu uma menina Israelita que mesmo com sua simplicidade conseguiu fazer história e entrar para o livro mais importante do mundo: A Bíblia.

Na época muitas vezes havia luta entre o Israel antigo, onde a menina morava, e a Síria, que era um País vizinho.

Na Síria havia um comandante do exército, chamado Naamã. Este homem era muito respeitado pelo rei, porque ele era um soldado valente e por causa dele Deus havia dado vitória ao exército sírio.

“Num dos seus ataques contra Israel, os sírios haviam levado como prisioneira uma menina israelita, que ficou sendo escrava da mulher de Naamã.” (2 Reis 5:2)

Sabemos então que a menina judia foi levada como cativa para a Síria e lá se tornou serva da mulher do comandante Naamã. Não era uma situação fácil, pois ela foi levada para longe de sua família e de seus amigos para ser escrava em uma terra pagã. Mas mesmo estando em uma situação totalmente desagradável e mesmo ela tendo pouca idade, ela não esqueceu quem ela era: Serva do Deus Todo Poderoso.

O comandante Naamã estava sofrendo com uma terrível doença de pele e mesmo sendo um homem poderoso, a solução para esse problema estava totalmente fora de seu alcance.

A menina vendo a situação e sabendo que poderia ajudar, não hesitou e logo foi contar para a esposa de Naamã que em Samaria havia um profeta chamado Eliseu que poderia ajudar Naamã a se livrar da lepra.

Naamã então ouviu as palavras da menina, foi falar com o rei da Síria e com a aprovação do rei foram atrás de Eliseu em busca da cura. (2 Reis 5:4-6)

Quando Naamã chegou à casa do profeta Eliseu com seus cavalos e suas carruagens, Eliseu enviou um mensageiro dizendo que ele teria que se banhar sete vezes no rio Jordão para ser curado.

Naamã ficou inconformado com essa atitude, pois ele era um comandante e por isso esperava que Eliseu fizesse a lepra desaparecer de uma forma mais prática. Mas em disso, Naamã foi recebido apenas pelo mensageiro de Eliseu. Naamã então virou as costas e começou a viagem de volta para casa. (2 Reis 5:9-12)

Porém, vendo isso, os oficiais de Naamã disseram: “Meu pai, se te houvesse dito o profeta alguma coisa difícil, acaso, não a farias? Quanto mais, já que apenas te disse: Lava-te e ficarás limpo”. (2Reis 5:13)

Naamã então ouviu o que o profeta Eliseu lhe dissera, mergulhou sete vezes no rio Jordão e foi sarado. Além disso, Naamã pediu perdão a Deus e declarou que nunca mais faria “holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao Senhor”. (2 Reis 5:17)

Não sabemos o que aconteceu com essa menina depois disso, mas sabemos que através dela um dos homens mais importantes da época foi curado, se converteu, teve sua vida transformada e seu testemunho certamente impactou a vida de muitas pessoas.

A menina poderia muito bem ficar calada, deixar o rancor e o ódio invadir seu coração e deixar o comandante morrer, mas em vez disso ela se permitiu ser usada por Deus.

Com essa história vemos que a menina que havia sido levada cativa foi uma ponte para o milagre e a salvação de Naamã. A ida dela à Síria foi permissão de Deus para mudar a história de Naamã e foi graças a coragem e a fé dessa menina que um dos maiores milagres do Antigo Testamento aconteceu.  ❤️