Deus e a Bíblia

Texto Bíblico: 2 Pedro 1: 21 “… porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.”

A Bíblia é um best seller em todo o mundo. Foi traduzida integralmente para 275 línguas, e há porções significativas traduzidas para 1710 línguas e dialetos. A Bíblia é o livro para hoje, porque é a Palavra de Deus. Deus fala conosco através da Bíblia. O texto bíblico para hoje apresenta-nos o conceito da revelação. Muitas pessoas não entendem como Deus pode Se revelar, mas é um fato: necessitamos da revelação divina!

Pense nos mistérios da vida: De onde vim? Para onde vou? Por que existe o sofrimento? Qual o propósito da vida? Sem a instrução de Deus, ficamos perdidos, como um barco à deriva. Só podemos encontrar o caminho para Deus e as respostas pessoais aos mistérios da vida através da revelação que Deus nos faz: o que Ele diz sobre Si mesmo na natureza, na Bíblia e em Jesus Cristo. Os pensamentos de Deus não são os pensamentos humanos. (Ver Is 55:8-9). Não podemos saber o que outra pessoa está pensando sem que ela nos diga. O mesmo se dá com relação a Deus. Sabemos a Seu respeito pelo que Ele nos revela. Deus Se revela, mostra quem Ele é e o que pretende através de ações e palavras: Ações – Na natureza, revela Sua glória, poder, fidelidade e as obras de Suas mãos, mas não o caminho da salvação. Falando, comunicando-Se – Através da Bíblia, Deus falou no Antigo Testamento por meio dos profetas e falou no Novo Testamento por meio de Jesus e dos apóstolos. A Bíblia é a Palavra de Deus, expressa pela palavra dos homens (2 Pe 1:21). Precisamos estudá-la de joelhos, humildes, clamando pela iluminação de Deus e pela ministração do Espírito Santo, pois sem Ele não conseguiremos entender Sua Palavra. Devemos estudá- la também usando a nossa mente, investigando suas palavras e sintaxe, suas origens históricas e sua composição literária, pois cada livro bíblico foi escrito numa época diferente e direcionado a pessoas que viviam em situações distintas umas das outras.

Por que Deus falou? Para nos ensinar e salvar. Para nos instruir sobre como alcançar o sucesso que perdura e para nos instruir especificamente para a salvação (ver 2 Tm 3:15, 16). A Palavra de Deus torna os seres humanos frutíferos. Esse é o seu propósito. Para isso é que nos foi dada. Em Isaías 55:10 e 11, a Palavra de Deus é comparada à chuva. A chuva cai e rega a terra, tornando-a frutífera. A Palavra que sai da boca de Deus cumpre o seu propósito: torna os seres humanos frutíferos e semelhantes a Jesus.